Punho de Ferro | Não é um desastre, mas num é espetacular

Reviews Séries Séries de TV
6

Razoável

Image result for Iron Fist

Punho de Ferro é a ultima série da parceria entre Marvel e Netflix. Enquanto as ultimas três séries são celebradas, seja por sua violência brutal, roteiro ou identidade racial, cada uma tinha algo em que elas se tornavam especiais. Então é bem triste que Punho de Ferro não se torna especial em nenhuma aspecto. Longe de ser ruim, mas não consegue ser especial.

A história acompanha Danny Rand (Finn Jones) que volta para Nova Iorque após estar longe por 15 anos. Os seus velhos amigos achavam que ele estava morto e a empresa que seu pai construiu está envolvida com atividades suspeitas. Além da empresa, Danny precisa enfrentar o Tentáculo (ou The Hand em inglês) e parar suas atividades dentro de Nova Iorque. Para isso ele irá precisar de aliados com Colleen Wing (Jessica Henwick) e Clair Temple (Rosario Dawson). Mas acima de tudo, Danny terá que contar com seu poder mistico: O Punho de Ferro.

Image result for Iron Fist

A história demora bastante a seguir. O problema maior é que a origem e a cidade onde Danny foi criado e ganhou seus poderes é pouco explorado. A trama principal de Danny não é um tédio, mas também merecia mais profundidade. Já a segunda trama, que envolve os irmãos Joy (Jessica Stroup) e Ward (Tom Pelphrey) Meachum lidando com a empresa Rand, seus problemas e o impacto da volta de Danny a Nova Iorque, sem falar na trama pessoal de Ward lidando com seu pai Harold Meachum (David Wenham), um subordinado do Tentáculo, é muito mais interessante de acompanhar. Quando a Madame Gao (Wai Ching Ho) surge é que a parte de Danny realmente começa a se tornar interessante.

É impossível não falar de Punho de Ferro e não mencionar o “whitewashing”. Apesar de muito terem criticado a série por não ter escolhido um ator asiático para viver Rand, a escolha não pode ser chamada de “whitewashing” uma vez que o personagem era branco nos quadrinhos. Dito isso, há uma dose de apropriação cultural com Danny explicando coisas da cultura da Asia para pessoas de descendência asiática. Fica estranho olhando de fora, mas dentro de contexto não parece tão horrível assim.

Image result for Iron Fist

Outro aspecto de Punho de Ferro que é decepcionante são as suas cenas de ação. Nenhuma chega a ser ruim, mas elas não são o espetáculo de kung fu que se era esperado de um personagem desses. Há uma cena de ação decente que faz referência ao filme “Old Boy” mas não causa o mesmo fascínio que o filme original.

Em termos de atuações, ninguém manda mal. Finn Jones como Danny Rand entrega uma versão inocente do personagem e sem ideia de como o mundo atual funciona e essa versão funciona muito bem nessa primeira temporada onde o personagem acaba de sair de Kun Lun. Ambos os irmãs Meachum entregam personagens moralmente questionáveis. David Wenham como o patriarca dos Meachum é um personagem maligno que ainda assim serve como uma figura familiar para Danny, o que torna a relação dos dois bem interessante de ver desenvolvida, mas a melhor atuação e grande revelação da série é Jessica Henwick como Colleen Wing, sempre a melhor atriz em cena, mostrando que é uma personagem divertida, disciplinada e carismática.

Image result for Iron Fist

Punho de Ferro não é esse desastre todo que a imprensa especializada cantava a algumas semanas, mas não tem como olhar para a série e não sentir um pouco de decepção com o resultado final estando abaixo das outras produções Marvel/Netflix. Nada que uma segunda temporada ou uma série ao lado de Luke Cage não possa resolver. E trabalhar nas cenas de luta!

Good

  • Jessica Henwick é excelente como Colleen Wing
  • Finn Jones é bom como Danny Rand
  • A dinâmica da familia Meachum
  • A história após a vinda de Madame Gao

Bad

  • Cenas de ação são fracas
  • Apropriação cultural
  • O inicio da aventura de Rand é desinteressante

Summary

Punho de Ferro está longe de ser ruim, mas é sem duvidas a mais fraca das séries Marvel/Netflix. Mas ainda há coisas boas aqui, em especial Jessica Henwick como Colleen Wing. Danny ainda vai aparecer em Defensores, e com sorte ganhará as suas melhores cenas de ação.
6

Razoável

Lost Password