Fragmentado | Filme destaca James McAvoy mas é um drama vendido como terror

Filmes Reviews Slide Suspense
7

Bom

Fragmentado (Split) – 2017
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Betty Buckley, Anya Taylor-Joy ”

Enquanto todos estão levantando as mãos pro céu e agradecendo que M. Night Shyamalan está “de volta” com sua boa direção no suspense, eu me lembro de filmes que ele dirigiu como, A Vila, Corpo Fechado, O Sexto Sentido e o recente A Visita. Todos superiores à Fragmentado.

Não me entendam mal. Eu sou um verdadeiro fã do trabalho de Shyamalan. Até A Dama na Água eu gostei de ver. É claro que eu não engoli a adaptação da animação Avatar que ele teve o desprazer de produzir, mas no fundo eu o perdoo. Shyamalan teve seu auge no final dos anos 90, já foi conhecido como o rei do suspense psicológico por conceder finais com grandes reviravoltas.

Agora, em um filme cujo destaque fica mesmo para James McAvoy, o diretor não me surpreende como antes e produz algo que não honra o seu passado. Ainda preciso de um próximo filme pra afirmar fielmente que o grande Shyamalan retornou.

Fragmentado é sobre Kevin, vivido por McAvoy. Ele possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Uma delas pode ter diabetes enquanto a outra pode ter super força. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Fragmentado não é um desastre. Longe disso. Mas ele falha em executar uma premissa promissora que poderia render bem mais terror. Shyamalan prefere nos entreter com o drama por trás de uma adolescente abusada sexualmente que no fim das contas não trás valor nenhum pro filme. Eu não sabia se era pra ficar sentindo pena da menina ou se era pra apostar no terror psicológico que as 23 personalidades de Kevin poderiam mostrar. Mas não mostra nem um terço.

Fragmentado é um suspense razoável que pode também ser chamado de drama e mesmo com seus erros e exageros eu recomendo pra ser visto. Seu ponto forte é a atuação de McAvoy, sem dúvida, que traz um ar sinistro que funciona muito bem no filme.

Para alguém que já dirigiu um filme horrível como O Último Mestre do Ar, Fragmentado merece um troféu de redenção mesmo. A prova única de que esse filme é medíocre, se o nome de McAvoy não tivesse no elenco, Shyamalan teria certamente fracassado mais uma vez.

7

Bom

Lost Password