Estudo confirma “Mario Kart” te torna um motorista melhor!

Jogos Nintendo Slide

Cascas de banana e cascos de tartaruga voando podem não ser perigos na vida real nas estradas, mas acontece que o jogo de vídeo-game “Mario Kart” realmente te prepara para o banco do motorista do mundo real.

Um estudo publicado este mês na revista Psychological Science descobriu que alguns jogos (como o famoso jogo de corrida de kart da Nintendo) pode aguçar significativamente habilidades motoras visuais. Esta coordenação entre pistas visuais da entrada e respostas musculares, chamada controle visuomotor pelos pesquisadores, que é essencial para as tarefas diárias, incluindo direção.

criancas_videogame

Para esse estudo, os pesquizadores da Universidade de Nova York Shanghai e Universidade de Hong Kong tiveram 80 alunos e professores da Universidade de Hong Kong participando de vários experimentos envolvendo diferentes jogos de vídeo game.

Os jogos baseados em ação, por exemplo, forçam o jogador a responder a estímulos visuais. Pense em jogos, como “Mario Kart”, ou jogos de tiro em primeira pessoa, como “Unreal Tournament”. Jogos não-ação, por outro lado, como “The Sims 2” e “Coaster Tycoon Roller,” onde o jogador é responsável por dirigir a ação.

Em um experimento, os indivíduos sem experiência de jogos com base na ação foram convidados a jogar “Mario Kart” ou um jogo de tiro em primeira pessoa. Após 10 sessões de uma hora, as suas capacidades de controle visuomotor apresentaram melhoras significativas.

Em comparação, aqueles que jogaram jogos de não-ação não tiveram nenhuma melhora após a mesma quantidade de tempo de jogo, levando os pesquisadores a argumentar que os jogos baseados em ação, na verdade, ensinar e melhorar as habilidades de controle visuomotor ao longo do tempo.

“Jogar um jogo de ação por pouco quanto, máximo 5 horas, melhora a precisão e amplitude de resposta do controle visuomotor”, disseram.

Em outro experimento, jogadores experientes – aqueles que jogaram pelo menos cinco horas de jogos baseados em ação por semana – eram melhores em controlar um carro virtual em um teste de simulação de condução do que aqueles que tinham pouca ou nenhuma experiência de jogar esses tipos de jogos.

Neste experimento, os pesquisadores argumentam, mostraram jogos baseados em ação pode ser rentável, ferramentas de treinamento facilmente acessíveis para ajudar as pessoas a se tornarem melhores motoristas.

adultos_mariokart

Mesmo os condutores experientes podem se beneficiar de um pouco da ajuda virtual. Apenas 14 dos 80 participantes tinha uma carteira de motorista, e sendo um motorista licenciado não teve efeito sobre o resultado do estudo.

“Nós descobrimos que a melhoria observada nos participantes que tinham carteiras de motorista foi semelhante os que não tinham”, escreveu.

Jogos de tiro em primeira pessoa podem ajudar os motoristas experientes se tornam motoristas mais defensivos, o estudo argumenta, porque eles “exigem que os jogadores façam constantemente as previsões sobre onde e quando as balas irão acertar.” Isso ajuda as pessoas a prever “sinais errados no trânsito.”

Preocupado com o aspecto violento? Não precisa, disse.

“Não há nenhuma evidência sólida para a investigação alegando que jogar jogos de tiro em primeira pessoa leva à violência na vida real”, disse Li, citando um artigo da Scientific American, que conclui que não existe uma relação causal entre videogames violentos e a perpetuação de atos violentos.

Então, sim, talvez seja hora de jogar mais jogos de vídeo-game. Por razões de segurança.

Nerd! Pronto, assumi. Sou com muito orgulho e também sou uma criança grande que nunca irá crescer. Eu ainda leio quadrinhos, jogo vídeo-game, e tenho uma grande admiração por super heróis, todos eles. Quando eu não estou correndo com um cobertor como uma capa, normalmente estou jogando vídeo-game, gravando vídeos pro youtube ou escrevendo posts aqui e é claro, sempre com um balde de pipoca ;)

Lost Password