Bela e a Fera | Um conto de fadas recriado de forma incrível

Filmes Musical Reviews
9

Excelente

Image result for beauty and the beast

Beauty and the Beast (2017)
Diretor: Bill Condon
Roteiristas: Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos
Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Josh Gad, Ian McKellen, Ewan MacGregor

Poucas animações da Disney tem o peso que Bela e a Fera original tem. Além de ser um clássico do estúdio, uma de suas mais belas animações e ter um repertório invejável de canções, o filme ainda foi a primeira animação a concorrer ao Oscar de “Melhor Filme”, assim sendo responsável pela criação da categoria de “Melhor Animação”. Então quando a Disney resolve recriar uma de suas mais celebradas animações com atores em sets reais, o ceticismo era esperado. Por sorte, a nova versão mantém o espírito do original intacto e consegue trazer Bela e a Fera para uma nova geração com sucesso.

A história é a mesma da animação: Bela(Emma Watson) é uma menina diferente vivendo em uma pequena cidade da França, onde ela atrai a atenção do galã da cidade Gaston(Luke Evans). Quando o pai de Bela acaba preso em um misterioso castelo, a moça troca de lugar com seu pai e se torna prisioneira da Fera(Dan Stevens), um príncipe amaldiçoado. Ao longo do tempo, os dois começam a se conhecer e se apaixonar.

Image result for beauty and the beast

É impossível não comparar o filme com a animação, uma vez que a maioria dos elementos são reaproveitados do original. Poucas mudanças são feitas e somente algumas poucas são adicionadas. E é nessas adições que o filme fica mais fraco em relação a animação, pois a maioria é desnecessária para o progresso da história. Essas adições tendem a focar no aprofundamento dos personagens, mas o que já estava no filme vindo da animações sofre mudanças suficientes para atualizar e aprofundar os personagens, sem necessidade das adições.

Falando em mudanças, uma das que mais foi falada perto do lançamento foi a mudança de Le Fou(Josh Gad) para que o personagem seja homossexual. Apesar da polêmica criada em cima dessa pequena mudança, o resultado acaba sendo positivo, pois não é forçado e se torna natural dentro do contexto desse filme.

Image result for beauty and the beast

Como uma história romântica, o principal elemento que tem que dar certo é a química entre os atores. Dan Stevens e Emma Watson conseguem convencer o público de que aos poucos, essas duas pessoas estão se apaixonado. Individualmente, ambos atores conseguem fazer justiça a animação. Outro que merece destaque é o Gaston de Luke Evans, que completamente se envolve no personagem e sua persona egocêntrica. Josh Gad como Le Fou é outro que entrega uma performance fantástica. Apesar de quase não aparecerem muito em suas formas humanas, tem que se destacar o ótimo trabalho de Ian McKellen como Cogsworth e Ewan MacGregor como Lumière, ambos conseguindo passar carisma somente com suas vozes.

Outro ponto alto da produção são os sets e fantasias. O castelo da Fera é algo que parece real e ao mesmo tempo tem aquele toque de mágica que estava presente na animação. As fantasias são outro ponto alto, pegando o que vinha da animação e modificando o suficiente para complementar a nova narrativa.

Image result for beauty and the beast

Mas o que realmente vale em um filme musical são as suas músicas. E aqui é onde o filme acerta e erra. As musicas que vem direto da animação são recriadas de forma fantástica, em especial “Be our guest” que além de ser uma ótima musica, tem os visuais mais espetaculares da produção. Por outro lado, o filme resolve adicionar algumas musicas novas e elas não estão no nível das clássicas. Não são ruins ou destoam do resto, mas há uma queda de qualidade das letras quando comparadas.

Bela e a Fera como animação já era um clássico que ganhou seu lugar eternamente no inconsciente mundial. A sua nova versão consegue trazer tudo que funcionava da animação, com atores perfeitamente escalados, uma cenografia e fotografia excepcional. Esse filme merece seu lugar ao lado do original, mesmo com algumas adições desnecessárias.

Good

  • Emma Watson como Bela
  • Dan Stevens como Fera
  • Luke Evans como Gaston
  • Le Fou de Josh Gad
  • Sir Ian McKellen e Ewan MacGregor são carisma puro na dublagem
  • As musicas do original são trazidas de volta e são tão boas quanto antes
  • Sets e fantasias espetaculares

Bad

  • As musicas novas não chegam perto das clássicas
  • Adições à história são desnecessárias

Summary

Bela e a Fera ganha uma nova versão digna da animação lançada nos anos 90. Os poucos erros da produção não são suficientes para tirar o brilho do que é um ótimo filme.
9

Excelente

Lost Password