Assassinato no Expresso do Oriente – Um mistério sem peças

Comédia Filmes Reviews Slide Suspense
6

Razoável

Murder on the Orient Express (2017)
Diretor: Kenneth Branagh
Roteiro: Michael Green
Elenco: Kenneth Branagh, Daisy Ridley, Johnny Depp, Josh Gad, Michelle PfeifferImage result for murder on orient express

Há uma magia associada em assistir um filme de Kenneth Branagh, O olhar focado em visuais do diretor é algo que sempre chama a atenção. Enquanto adaptar uma obra de Agatha Christie parece ser uma tarefa fácil para um ótimo diretor, aqui ficou faltando um pouco de tempo para que o mistério e os personagens cresçam a ponto de intrigar o publico.

O famoso detetive belga Hercule Piorot(Kenneth Branagh) embarca numa jornada para Londres quando uma avalanche prende os passageiros nas montanhas e um assassinato ocorre. É então que Piorot precisa resolver o crime antes que a viagem seja resumida e o assassino fuja ileso com seu crime.

Image result for murder on orient express

A ideia inicial de Branagh para caracterizar um grupo tão grande de personagens é colocar atores de talento em personagens com um ou outro atributo para que a atuação deles colabore mais para uma entendimento de quem são esses personagens. O problema é que poucas cenas são dadas para esses personagens serem mais do que peças num jogo de detetive. O único personagem bem caracterizado é o próprio Piorot, mostrando seus toques e modo de investigar.

Outro aspecto que atrapalha, mas que vem direto do material original são as peças que formam o quebra-cabeça desse mistério. Ao longo do filme fatos e relações são puxadas do nada, como se estivessem na sua frente o tempo todo. Isso torna a resolução do mistério algo que somente os personagens do filme poderiam concluir, criando a distância entre publico e narrativa.

Image result for murder on orient expressApesar disso há pouco o que reclamar das atuações e sets da produção. Branagh está se divertindo demais no papel, tornando seu personagem no mínimo interessante de se acompanhar enquanto ele investiga os outros passageiros. O resto do elenco, mesmo quando tem 2 ou 3 cenas, faz um papel decente mas ninguém se destaca.

Os sets, focados primordialmente no vagão da primeira classe do Expresso do Oriente, são bonitos, e apesar de pequenos, não existe a sensação de claustrofobia. O filme é bem colorido, deixando que as cores saltem e chamem a atenção, o que também ajuda a caracterizar o um pouco os personagens e ambiente do filme.

Image result for murder on orient expressAssassinato no Expresso do Oriente é um filme que tem problemas. Apesar de um bom diretor que tem um senso estético ótimo e um elenco bom, a falta de peças apresentadas na resolução do caso acabam tirando o publico do mistério e isso enfraquece muito o filme. Talvez fãs do livro consigam encontrar algo para curtir, mas como um leigo, o filme falhou em me conquistar.

 

Good

  • Kenneth Branagh é um diretor competente e um ótimo protagonista
  • O elenco é talentoso
  • Os visuais são bonitos

Bad

  • Falta de peças na resolução do mistério
  • O mal uso do talento de seu elenco

Summary

Assassinato no Expresso do Oriente pode ser divertido para fãs do livro, mas para pessoas mais interessadas em filmes de mistério pode ser um pouco frustrante.
6

Razoável

Lost Password