A Lei da Noite | Uma bonita e bem atuada bagunça

Drama Filmes Reviews
4

Ruim

Image result for live by night

A Lei da Noite é um filme que se tornou mais notável por conta de ter sido o motivo de Ben Affleck ter saído da direção de “The Batman” e até talvez querer sair de seu contrato para interpretar o Homem Morcego de Gotham. Após dois anos de desenvolvimento, “A Lei da Noite” tem todos os aspectos de um filme feito por alguém apaixonado pelo seu projeto. Infelizmente, dificilmente alguém além de Affleck vai gostar desse filme.

O filme conta a história de Joe Coughlin (Ben Affleck) desde seu início como um simples assaltante de Boston até chegar ao topo do comando da máfia na Florida. Ao longo do caminho vemos ele em busca de vingança, controle e poder, além de ver como a sua vida pessoal vai sendo afetada com o passar do tempo.

Image result for live by night

O grande problema de A Lei da Noite é sua história. Pelo fato de ser um filme que Ben trabalhou durante 2 anos, fica evidente que ele tem uma história para contar, e vai contar tudo que acontece ao redor dela. O que causa um perda de foco completa durante o segundo ato do filme. Ele começa em busca de vingança, depois vai para tomar controle do mercado ilegal de bebidas, passa por uma briga com o Klux Ku Klan e assim em diante. A cada novo pedaço de história, o filme completamente esquece o foco principal do personagem e torna o que seria um fato secundário no foco do filme até o próximo elemento narrativo surgir. Além disso, o filme é excessivamente longo. Além de inúmeras histórias que vão roubando o foco da narrativa, o filme parece não saber a hora de terminar suas histórias e fica se arrastando até o final.

Os diálogos, outro aspecto que tende a ser um dos pontos fortes de Affleck, também sofrem de serem de um projeto de amor. Algumas frases ditas pelos personagens mostram que faltava uma revisão de alguém de fora, pois são diálogos que nenhuma pessoa diria em uma situação normal. Fica estranho em vários momentos.

Dito isso, o filme tem muitas coisas positivas que não tornam esse filme um completo desastre. As atuações estão todas entre boas e excelentes. Ben Affleck mostra que seu talento como diretor também se estende a sua performance, trazendo um personagem que transita entre o gangster que ele é e o bom homem que ele deseja ser de forma natural e bem construída. Além de Affleck, há um monte de ótimas performances de diferentes atores, mas a maioria tem pouco tempo de tela em geral, com uma pequena exceção de Zoe Saldana, que tem muito espaço para demonstrar sua atuação. Pode não ser um de seus melhores papéis, mas fica claro que Saldana é uma das melhores atrizes trabalhando atualmente.

Image result for live by night

Outro aspecto positivo do filme é sua fotografia, cenários e fantasias. Todo o aspecto visual da narrativa é um exemplo de recriação de época e enquadramentos para contar histórias. É difícil olhar pra alguma cena do filme e não ficar impressionado com as belas paisagens e sets criados para essa história.

Infelizmente, A Lei da Noite ficará mais conhecido pelas suas consequências do que sua história. Há uma paixão pelo projeto de seu diretor/roteirias/ator principal, mas isso acaba tornando o filme mais fraco pela incapacidade de cortar os excessos de sua história. Todo diretor tem seus filmes abaixo de sua qualidade. Infelizmente para Ben Affleck, esse é um dos seus.

Image result for live by night

Good

  • Fotografia ótima
  • Atuações boas
  • Cenários e fantasias recriam perfeitamente a época

Bad

  • História longa
  • Diálogos estranhos
  • Perda de foco ao desenrolar da narrativa
  • Não encerrar bem cada uma de suas histórias

Summary

A Lei da Noite é um filme criado por um diretor apaixonado pelo projeto, o que infelizmente fez com que ele se perdesse e o produto é abaixo do que se espera de Ben Affleck.
4

Ruim

Lost Password